Você está aqui: Home / Cidade, Notícias / Na Usina São Manoel palha e bagaço de cana irão se transformar em etanol

Na Usina São Manoel palha e bagaço de cana irão se transformar em etanol

.

A Usina São Manoel foi à escolhida para receber a segunda fábrica do novo etanol brasileiro- a maior promessa do setor biocombustível nos últimos tempos- o chamado etanol celulósico, que será produzido a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar; considerados os restos do processo atual de produção de álcool.

A segunda fábrica do novo etanol brasileiro será construída pelo CTC- Centro de Tecnologia  Canavieira- que é uma empresa voltada à pesquisa em cana, nas dependências da Usina São Manoel.

O fechamento do contrato entre as partes, segundo o jornal Folha de São Paulo, foi confirmado na última semana e poderá produzir a partir de 2014, cerca de 3 milhões de litros por safra.  O investimento para o funcionamento do novo empreendimento  será da ordem de R$ 80 milhões de reais, sendo totalmente integrado a produção da usina de São Manoel.

ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

O etanol celulósico, chamado de etanol de segunda geração, é um combustível produzido a partir de celulose, que pode ser encontrada no bagaço e na palha da cana, no sabugo e na palha do milho e em outros resíduos agrícolas, com os de madeira e de trigo.

No caso da cana, após a moagem, o bagaço que hoje é usado para gerar energia elétrica para o consumo da própria usina, será utilizado para a produção do etanol.

Numa mesma área de cana poderemos ter de 30% a 50% mais etanol produzido com a nova tecnologia.

O chamado “etanol da segunda geração” é visto como a principal alternativa para aumentar a oferta sem a necessidade de crescimento significativo da área plantada.

A expectativa é que se comprovada à viabilidade do etanol com palha e bagaço de cana, a oferta do combustível crescerá, o que pode evitar o aumento de preço ao consumidor. Também outro aspecto a ser destacado é o ambiental, onde será reduzida a necessidade de desmatamento para elevar a produção, já que a mesma área de cana irá servir para produzir o açúcar e também o álcool.

 

 

 

TONY FORTI

 

Comments

Tags: , , , , , , , ,

Envie um comentário

Responsável Rodrigo Tomaz. Powered by WordPress.