A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar os seres humanos, é considerada uma zoonose.
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são a via inalatória, pela placenta e aleitamento. Infectando animais homeotérmicos, a raiva urbana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Os morcegos hematófogos também são transmissores da raiva
Os sinais variam conforme a espécie. Quando acomete animais carnívoros, com maior freqüência, eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). No entanto, em todos os animais costuma ocorrer: mudanças de comportamento, hábitos e alimentação; dificuldade para engolir; salivação abundante; paralisia das patas traseiras.
Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco” e nos morcegos, com a mudança de hábitos, eles podem voar durante o dia.
Algumas precauções devem ser tomadas. Evite, por exemplo, tocar em animais estranhos, feridos e doentes; perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo; separar animais que estejam brigando; entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto); criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural; difundir preconceitos ou informações sem ter certeza da sua veracidade ou sem conhecer a fonte.
Pessoas responsáveis cuidam e dão carinho a seus animais, evitam que eles fiquem soltos na rua, colocam coleira, focinheira e guia em seus animais para passear e levam seus animais para serem vacinados.
Acompanhe os pontos de vacinação e horários de funcionamento em São Manuel e no Distrito de Aparecida de São Manuel:
DIA 13/04/2013, SÁBADO
– Unidade Básica de Saúde Padre A. Putton (Cohab I) – das 8h às 17h
– Diretoria de Saúde (estacionamento) – das 8h às 17h
– Centro de Saúde II Deputado Geraldo P. de Barros – das 8h às 17h
– Posto de Saúde Dr. Raphael (Cohab III) – das 8h às 17h
– Praça do Santuário N.S. Aparecida (Distrito de Aparecida) – das 8h às 12h
– EMEF “Prof. Hélio da Silva” (Vila Ayres – Distrito de Aparecida) – das 13h às 12h
DIA 14/04/2013, DOMINGO
– Ginásio de Esportes “Prefeito Miltinho Monti”, no conjunto poliesportivo – das 8h às 17h
– PSF Madre Cirema do Carmo Corrêa (Vila São Geraldo) – das 8h às 17h
– Laboratório de Prótese Dentária Municipal (Cohab II) – das 8h às 12h
– PSF Abraão Nicolau Salun (Jd. Sta Monica) – das 8h às 12h
– Vila Santa Helena (em frente à Igreja)
– PSF Dr. Manuel Araujo Felzener (CDHU II) – das 13h às 17h
– Bairro da Conquista (perto da padaria) – das 13h às 17h
– Coreto do Jardim (Centro) – das 13h às 17h