Você está aqui: Home / Cidade, Notícias / São Manuel está de LUTO! ou melhor fora do Circuito Cultural Paulista

São Manuel está de LUTO! ou melhor fora do Circuito Cultural Paulista

.

e-mail recebido em resposta

É com enorme pesar que trago a público esta notícia… Sim, São Manuel não faz mais parte do Circuito Cultural Paulista, um programa que dissemina a cultura em suas mais diversas formas de maneira gratuita a vários municípios do interior de São Paulo. Nossa cidade recebia peças de teatro, dança , intervenções e concertos musicais há alguns anos, porém, a partir deste semestre, São Manuel desapareceu de todos calendários, mapas e programações do circuito, de maneira repentina, sem nenhum  tipo de esclarecimento ou informação ao público que sempre acompanhou as apresentações.

Certa feita, com o intuito de saber os motivos pelos quais nossa cidade não aparecia mais entre as contempladas, resolvi entrar em contato com os responsáveis pela organização do programa na ouvidoria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Enviei a eles um e-mail questionando sobre os motivos, e obtive êxito ao ser respondido.

Antes de dizer os motivos pelos quais a cidade está FORA do circuito, gostaria de salientar que tomei esta atitude perante a falta de informação que tomou as pessoas mais ligadas à cultura no município, além do fato de eu também ser um frequentador dos espetáculos e exigir informações sobre isto.

LEIA A EXPLICAÇÃO DA OUVIDORIA :

 

Ou seja, nós perdemos o Circuito Cultural Paulista pois a prefeitura tem dificuldades em cumprir com  a contrapartida, que ao meu ver seria o fornecimento dos equipamentos de som, iluminação, disponibilizar um local para a apresentação e dar suporte aos artistas.

Entendo perfeitamente as dificuldades, pois sei da burocracia para conseguir tais verbas, mas realmente foi feito tudo o que era possível para não perdermos essa grande oportunidade de sermos contemplados por um programa que deu tão certo e que tanto enriquecia a pouca cultura que temos em São Manuel?

Somos privados de eventos culturais diversificados, mas, sempre que havia alguma apresentação do circuito, o cineteatro se enchia de pessoas, isto é, quando o evento era divulgado, coisa que era rara há um tempo atrás, que com muita pressão nas redes sociais, começou a ser desenvolvida de forma mais ampla pela diretoria de comunicação. Como exemplo, cito o espetáculo Maria Miss, realizado em junho de 2013, onde uma mobilização foi criada no Facebook após a publicação desta imagem, contando com 131 compartilhamentos e casa cheia:

.

.

Portanto, cabe a nós, amantes e sedentos por cultura, LAMENTAR o fato, pois será MUITO DIFÍCIL reaver esta grande oportunidade que a prefeitura deixou passar; estamos sentenciados a nos aventurar nos teatros botucatuenses ou aguardar as raras vezes em que somos agraciados por algum evento cultural.

O circuito deixará saudades, pois belíssimas apresentações passaram por São Manuel, do palco do cineteatro ao mosaico português do jardim, do asfalto, até um gramado com um balão a flutuar… Do circo ao romance, do cangaço à dança flamenca, do monólogo ao violeiro. Com ele pudemos rir, chorar, se distrair, absorver cultura de diversos ramos e segmentos, das mais conceituadas academias às mais populares. Tudo isso ficará na memória de um povo em que considerável parcela aprecia cultura, mas que não tem contato e acesso a ela.

Enfim, vemos que cultura ainda não é prioridade nesta administração, infelizmente.

 

 

 

 

 

 

.

 

ramondias

Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Envie um comentário

Responsável Rodrigo Tomaz. Powered by WordPress.