Você está aqui: Home / Cidade, Notícias, Região / Isso é Cidade Moderna ‘high tech’ é implantado em pontos de ônibus de Botucatu

Isso é Cidade Moderna ‘high tech’ é implantado em pontos de ônibus de Botucatu

 

.

Adesivo ‘high tech’ é implantado em pontos de ônibus de Botucatu

Um dos desafios de quem está em um ponto de ônibus é controlar a ansiedade por não saber quanto tempo falta para o coletivo passar. A população de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), entretanto, não sabe o que é isso desde o dia 8 de abril, quando foram implantados adesivos de QR Codes – espécie de código de barras em 2D – em 160 dos 500 pontos existentes na cidade.

A tecnologia, segundo o diretor da Secretaria de Transportes, Henry Bento, é inédita na região. “Não conheço quem tenha projeto parecido nas cidades do Interior de São Paulo”, bancou. Para usufruir do serviço, basta baixar um aplicativo para decodificação de QR Codes em seu smathphone ou tablet.

Ao posicionar a câmera do aparelho ao adesivo, o usuário é redirecionado eletronicamente à tabela de itinerário dos coletivos no município, sendo possível saber o horário exato em que o ônibus vai passar no ponto em que o passageiro está realizando a consulta.

Isso é possível porque toda a frota do transporte público de Botucatu é monitorada por GPS desde setembro do ano passado. “O principal objetivo do GPS foi fazer o acompanhamento e fiscalização mais aprofundados dos ônibus. A implantação do Codes foi consequência disso”, explicou Henry.

No entanto, para colocar em prática a inovação tecnológica, a pasta teve muito trabalho. “Foi feito um estudo ponto a ponto da cidade e só após o mapeamento das linhas coletivas é que conseguimos traçar uma programação exata do itinerário”.

Segundo o diretor de trânsito, o projeto gerou custos mínimos aos cofres públicos. “O valor de cada adesivo, em média, é de R$ 120,00. Já o investimento nos equipamentos de GPS para toda a frota foi de, aproximadamente, R$ 120 mil”.

Painel

E para quem não tem celular (raridade), como fica? A prefeitura pensou nisso. No último dia 24 de abril, duas praças da cidade receberam um painel eletrônico de 32 polegadas, que, assim como os QR Codes, informa a programação do itinerário de ônibus da cidade, especialmente no local em que foi instalado. “Existem três praças com transporte coletivo em Botucatu, mas, em breve, pretendemos expandir os monitores para diversos pontos do município”, prometeu Henry.

Para viabilizar o serviço, a Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação (TI) – vinculada à Secretaria da Administração de Botucatu -, instalou também no “Paratodos” (programa que concede Internet grátis à população) todos os equipamentos necessários para a disponibilização de Internet via wi-fi.

Praça Digital disponibiliza Internet

Nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h, acontece em Boraceia (41 quilômetros de Bauru) a 6ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, no Centro Cultural Ney Pereira, localizado na Praça Eugênio Burjato, 93, Centro. O evento irá debater sobre violência contra pessoas com deficiência ao trazer dados expressivos da região e apresentar as ações do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, como a implantação da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência e a inserção de um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência nos Boletins de Ocorrência.

Na abertura, às 9h, acontecerá um desfile de moda inclusiva com roupas confeccionadas para facilitar o cotidiano da pessoa com deficiência trazendo conforto e praticidade ao vestir. Às 10h30, Marinalva Cruz, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef) da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho debaterá sobre empregabilidade. Na ocasião haverá pronunciamento do secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato e do coordenador de Programas da pasta, Luiz Carlos Lopes.

 

 

Fonte: JC Net

Comments

Tags: , , , , , ,

Envie um comentário

Responsável Rodrigo Tomaz. Powered by WordPress.