Você está aqui: Home / Cidade, Notícias, Região / Foi realizado a festa do Bairro da Igualdade em louvor a São João, Confira

Foi realizado a festa do Bairro da Igualdade em louvor a São João, Confira

.

Nesse Domingo (24) foi realizado a tradicional festa do Bairro da Igualdade em louvor a São João, em São Manuel, o bairro recebeu uma festa tipicamente caipira.

Centenas de pessoas puderam aproveitar o dia de sol e reafirmar a tradição lembrada todos os anos no Bairro da Igualdade.   A quadrilha da cidade de Igaraçu do Tiete foi umas das atrações principais para todos os presente na festa.   Muita comida típica Churrasco, pipoca, churros, bolo de chocolate.

A história de São João

A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de “Joaninas“. Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho – data de nascimento do santo – já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país. A seguir, você poderá saber mais sobre o santo que deu origem a essa data comemorativa.

Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e erguer-se mastros como forma de homenagear o santo.

A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

.

.

.

Comments

Tags: , , , , , , , , , ,

Envie um comentário

Responsável Rodrigo Tomaz. Powered by WordPress.